Onde estamos

Escritório Campinas

Contatos Regionais

Contato Imprensa

Fale conosco

Para entrar em contato preencha o formulário abaixo.

Nome*

Email*

Município - UF*

Telefone*

Assunto*

Messagem*

Desejo receber o vosso Infotrade

(*) Campos obrigatórios.

map_5 map_4 map_3 map_6

Envie seu currículo

Preencha o formulário abaixo.

Nome*

Email*

Assunto*

Messagem*

Currículo (pdf)*

(*) Campos obrigatórios.

» » ReleasesBlog

Nutrição adequada recupera cafeeiro que sofreu com geada

Um dos grandes desafios enfrentados pela Regional Maringá foi oferecer uma solução às severas geadas que castigou o Norte do Paraná, em julho de 2013, que danificou praticamente 100% dos cafezais da região de Mandaguari.

Na noite de 23 de julho de 2013,  a temperatura chegou a -4° C na Cafeeira Lopes, propriedade do produtor Fernando Lopes, aumentando muito o ponto de congelamento. Em análise posterior, notou-se que a geada foi de grande escala, mas não chegou a ser negra – o que acarretaria na perda dos cafeeiros atingidos.

O período de veranico que aconteceu após a geada piorou a situação, portanto o objetivo do trabalho desenvolvido pela Regional Maringá foi o de acelerar a ativação fisiológica da planta de café após a geada, com soluções nutricionais que recuperassem o cafezal da variedade IPR100, que havia sido plantado há 17 meses.

Cafeeiro no dia da aplicação da mistura, em 29 de julho de 2013

Cafeeiro no dia da aplicação da mistura, em 29 de julho de 2013

Para que a ativação fisiológica do cafeeiro acontecesse, foi feita a aplicação dos produtos via sistema de gotejamento da seguinte forma:

  • Nutricomplex Azul  –  22 Kg/ha
  • Ruter AA   –  4 lt/ha

Após a aplicação da mistura, os pés de café se desenvolveram mais rápido, emitindo novas folhas e botões florais viáveis, se destacando em produtividade, provando que o tempo de recuperação foi menor. Notamos que na área tratada com soluções Tradecorp o cafezal conseguiu se restabelecer mais rápido que na área sem tratamento. Isto mostra que com a utilização dos produtos Tradecorp agimos diretamente na fisiologia da planta, além da parte nutricional.

 Cafeeiro recuperado, quatro meses após a primeira aplicação.

Cafeeiro recuperado, quatro meses após a primeira aplicação.